Educação

O Papel dos Pais na Educação Sexual

Os pais são os primeiros e principais educadores que os filhos terão na vida. Mas apesar dessa grande responsabilidade, muitos deles tem terceirizado a outras pessoas a educação dos filhos, especialmente a educação sexual. A mídia, por exemplo, tem se tornado cada vez mais presente dentro dos lares e alguns conteúdos vão invadindo a mente das crianças sem que elas tenham maturidade suficiente. Algumas pessoas atribuem à mídia o papel de educadora, quando na verdade a sua principal função é informar. Isso não quer dizer que o que ela informa é bom ou ruim, ou até mesmo pertinente para determinado público. Independente da qualidade dos mesmos, seus conteúdos precisam ser filtrados e quem faz esse filtro são os educadores, nesse caso, os pais.

Alguns pais sentem-se tentados a terceirizarem a educação dos seus filhos também para outras pessoas como babás, professores e parentes.  Todos eles tem sua importância na criação das crianças e adolescentes, mas os personagens centrais na criação dos filhos sempre serão os pais. É por isso que, diante da educação sexual dos seus filhos, os pais precisam assumir pelo menos quatro tarefas. São elas:

1ª Preparar o Ninho

Desde a gravidez o feto será influenciado pelas atitudes dos seus pais. Preparar o ninho significa construir um ambiente aconchegante e seguro para que o bebê nasça, se desenvolva e seja educado e cuidado de forma adequada e afetuosa.

2ª Ser o Principal Modelo

Após o nascimento dos filhos, os pais sempre serão os principais modelos. A partir do exemplo deles é que os filhos aprenderão como devem se relacionar consigo mesmo e com o mundo. E a sexualidade envolve diretamente a forma como a pessoa se enxerga e enxerga o outro. A forma como os pais vivenciam a sexualidade influenciará grandemente os seus filhos.

3ª Ser o Porto Seguro

A cada descoberta da vida, a criança e o adolescente precisam contar com o apoio de alguém, e não há nada que se compare ao apoio dos pais. O diálogo deve estar sempre presente nas relações familiares, ainda que seja sobre assuntos difíceis como é o caso da sexualidade. Se os filhos encontrarem essa liberdade e segurança em seus pais, mais facilmente eles vivenciarão determinadas etapas e situações.

4ª Estabelecer Limites

Estabelecer limites é uma tarefa árdua para os pais, mas ela precisa existir para que os filhos aprendam a conviver em sociedade. Em tudo na vida existirão limites e possibilidades, cabe aos pais ensinar as crianças e os adolescentes a lidarem com eles, inclusive dentro do contexto da sexualidade.

Negligenciar esse tipo de educação é menosprezar a sexualidade, quando na verdade ela é um atributo concedido por Deus e deve portanto ser utilizado e vivenciado com sabedoria. Precisamos desenvolver a educação sexual desde cedo e em nossas famílias, para que assim possamos ajudar a ampliar o número de pessoas satisfeitas sexualmente.

Isabelle Palma (Psicóloga – crp 05/50318)
contato@familiaempauta.com.br
www.familiaempauta.com.br

Agradecimento especial  a nossa convidada Isabelle Palma pelo belo artigo.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO