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A Importância do Brincar para o Desenvolvimento Infantil

A Importância do Brincar para o Desenvolvimento Infantil

 

Qual a sua memória mais divertida da infância? Certamente a maioria das pessoas responderá essa pergunta com uma lembrança de alguma brincadeira que fazia quando pequeno. E qual era a sua brincadeira favorita? Pega pega, esconde esconde, queimada, taco, casinha, faz de conta?

Muitas vezes, o brincar é considerado apenas como um passatempo para as crianças ou uma maneira de entretê-las, mas, na verdade, o brincar é um dos momentos mais importantes e potentes para o desenvolvimento infantil. É no ato de brincar que as crianças desenvolvem diversas capacidades como: atenção, imaginação, memória, imitação, inteligência, afetividade, expressão verbal e não verbal, concentração, criatividade e sua personalidade. Por meio da brincadeira as crianças se descobrem, experimentam o mundo, possibilidades, relações sociais, organizam emoções, elaboram autonomia, testam suas habilidades físicas e constroem sua autoconfiança e autoestima.

É justamente porque brincar é tão importante que farei aqui algumas considerações:

* As crianças precisam ter momentos de brincar livre. Propor brincadeiras ou matriculá-las em atividades extracurriculares é ótimo, mas as crianças precisam brincar livremente, sem direcionamentos, regras externas, imposições, estímulos intencionais ou objetivos de aprendizagem. Precisamos assegurar alguns momentos em que as crianças possam explorar sua criatividade, no seu tempo, ritmo e vontade, criando a própria brincadeira.


* As crianças precisam de tempo para suas investigações. Novamente quero ressaltar que as crianças não precisam ser conduzidas o tempo todo em suas brincadeiras, além disso, as crianças precisam de tempo para observar o espaço, os objetos, planejar, criar fazer, experimentar e testar suas brincadeiras.

* As brincadeiras nem sempre precisam estar atreladas ao consumo, ou seja, ao ter, comprar, acumular, gastar. Claro que se temos condições e é do nosso desejo, não precisamos privar as crianças de certo brinquedo, mas vocês já experimentaram oferecer materiais não estruturados como caixas, madeiras, tecidos, pedrinhas, elementos da natureza, barbantes? Nesse tipo de brincadeira a criatividade tem um espaço privilegiado, pois esses objetos não tem uma função a priori, são as crianças que atribuem finalidade a esses materiais de acordo com suas criações.

* As crianças devem poder se sujar! Andar de pés descalços, mexer em areia, água, tinta, melecas…!!! Como já conversamos em outros artigos, as crianças aprendem e apreendem pelos diferentes sentidos, por isso é importante permitir que as crianças se sujem em alguns momentos. Famílias que tem excessiva mania de limpeza podem passar essa mesma mania para seus filhos. Além disso, as crianças podem sentir mais timidez e insegurança por sentir medo de se sujar para não levar bronca dos pais.

* Não existe brincadeira de menino e brincadeira de menina!! É muito comum meninas se interessarem em brincar de carrinho ou futebol, por exemplo, e meninos quererem brincar de casinha ou comidinha. Não há nada de errado nisso, elas estão apenas brincando, descobrindo algo novo, explorando uma brincadeira e isso faz parte do desenvolvimento infantil. Essa separação que muitas pessoas fazem é apenas cultural e não interfere de modo algum na orientação sexual da criança.

Nos momentos de brincadeiras conseguimos aprender muito sobre as crianças: o que elas estão pensando, sentindo, o que sabem, como lidam com desafios. Muitas vezes, esses aspectos não são verbalizados por elas, mas aparecem durante as brincadeiras.

Por isso, minha última dica é: permita que seus filhos brinquem e brinquem muito! E, quando possível, brinquem com eles!

Até a próxima!

Lívia Alonso Tagliari

 

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