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A criança de 2 anos

Dois anos e o bebê já é uma criança cheia de energia! O corpo cheio de dobrinhas vai dando lugar a braços e pernas mais compridos, o ganho de peso vai diminuindo e o de altura aumentando. Ao mesmo tempo em que as crianças desejam fazer diversas ações sozinhas, negando o auxílio do adulto, por vezes o que elas mais precisam e desejam é um colinho bem aconchegante.

Nessa fase a criança começa a tomar consciência de si mesma, reconhecendo diferenças entre ela e a mãe. Percebemos isso quando elas passam a se referir a elas mesmas com o pronome “eu”, ao invés de se chamarem pelo nome. Essa consciência de si possibilita que as áreas responsáveis pela memória amadureçam e comecem a existir lembranças.

Ao mesmo tempo, as crianças dessa faixa etária são egocêntricas. Quem convive com crianças dessa idade sabe o quanto é difícil elas dividirem e compartilharem pertences e até a atenção das pessoas. Isso pode parecer uma atitude egoísta, mas não é! O egocentrismo é uma característica do desenvolvimento infantil e acontece porque a criança ainda não consegue coordenar o seu ponto de vista com o do outro, ou seja, ela não consegue considerar o ponto de vista do outro. Ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todos sentem, percebem e pensam da mesma maneira que ela. Por não conseguir se colocar no lugar do outro, ela não gosta de dividir seus brinquedos e outros objetos e precisa ter sempre suas vontades atendidas. É também por isso que elas têm dificuldade em enfrentar frustrações, pois não percebem nada além de seus sentimentos e desejos.

Essa idade também é caracterizada pelas descobertas. Desde o momento em que nascem, as crianças já gastam grande energia tentando descobrir o mundo. Aos dois anos as crianças já formularam alguns conhecimentos e nesse período essa busca por mais descobertas se intensifica. Porque já andam e se movimentam com destreza, se sentem muito mais confiantes nas suas capacidades físicas, além de terem mais consciência sobre seu corpo, suas possibilidades e seus limites. É fundamental que os adultos proporcionem momentos de brincadeira e estimulem o movimento das crianças, já que elas conhecem o mundo e a si mesmas através do corpo.

É bastante comum que ver crianças de dois anos imitando: imitando outras crianças, imitando familiares, animais e brincando de faz de conta. Imitam gestos, palavras e atitudes. A imitação é bem importante para crianças dessa faixa etária, pois por meio dela, elas aprendem, e muito. Além de aprender, a imitação proporciona que a criança experimente viver um ponto de vista diferente do seu. Por exemplo, se a criança está imitando a mamãe, ela põe em jogo o comportamento da mãe, as suas ações, falas e sai da sua postura de filha.

Nessa idade as crianças estão ampliando seu vocabulário, desenvolvendo a oralidade. Já nomeiam objetos, identificam partes do corpo, reconhecem elementos de histórias e criam frases com mais de duas palavras. As primeiras frases da criança normalmente relacionam-se com acontecimentos cotidianos, pessoas, objetos e atividades que a rodeiam.

Enfim, deixarei um quadro síntese das características da criança de dois anos. Lembrando que cada criança tem seu percurso singular de desenvolvimento e o que trazemos aqui são apenas referências. É fundamental que respeitemos e valorizemos o processo singular de cada criança.

24 a 36 meses
* São mais ansiosos porque percebem quando estão se separando do seu cuidador.

* Tomam consciência de suas limitações pela fantasia, pelo jogo e pela identificação com os adultos.

* Saltam sobre os dois pés.

* Desembrulham objetos pequenos.

* Apresentam docilidade social (entendem compromissos e sabem negociar)

* Adoram imitar

* Quando não querem socializar, fecham os olhos ou cobrem a cabeça e acham que, porque não veem as pessoas, as pessoas também não as veem.

* Sentem vergonha, culpa e orgulho.

 

Até o nosso próximo bate papo!

Lívia Alonso Tagliari

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