A EscolaEducação

Não podemos fazer das nossas crianças, adultos ressentidos, magoados, sem confiança em seus Pais.

Muitos de nós fomos educados através de punições cruéis, e não podemos seguir o mesmo caminho da educação que tivemos para educar nossos filhos.
Punição, ameaças constantes e o castigo severo, não educa, muito pelo contrário, traz medo, insegurança e tristeza.
O respeito deve ser conquistado pelo respeito. O olhar generoso, o acolhimento e o amor incondicional devem estar sempre presentes aconteça o que acontecer.
Entendo que educar de forma diferente demanda muito trabalho, requer paciência e persistência. E infelizmente hoje os Pais não têm tempo e nem disponibilidade de tolerar as atitudes que fazem parte da infância normal de uma criança alegre, barulhenta, observadora e criativa.
As crianças hoje, são muito diferentes do que éramos, são questionadoras, coisa que não tínhamos o direito de ser. E por conta disto, fazem mais birras, manhãs e choros para tentar conquistar o que desejam, pois são estes recursos que elas possuem para expressar suas necessidades.
Não aceitam o não pelo simples não. Querem saber o porquê, tentam, insistem até conseguirem o que querem ou até entender toda a situação.
Uma educação deve ser respeitosa, com diálogo, com escuta ativa, interação, considerando o que a criança pensa e sente no momento do estresse e do conflito. E somos nós, Pais, que temos toda a responsabilidade neste processo.
A tão falada educação emocional é tão importante neste caminho, pois se considerarmos o que tem por trás de toda dificuldade, o que ela está pensando e sentindo, com certeza conseguiremos entender e ajudá-la a enfrentar todo os desafios a sua frente.
Precisamos trocar a punição pela boa conversa, para que a punição não se torne uma moeda de troca na vida da família.
Não podemos fazer das nossas crianças, adultos ressentidos, magoados, sem vínculo afetivo e sem confiança em seus Pais.
Não eduque com punição, eduque com o coração.

 

Val Pasini

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO