A Escoladesenvolver brincandoEducação

O menino que virou super-herói

 

O menino que virou super-herói

 

Victor chegou a Brinquedoteca “grudado” na mãe. Nada era convidativo o suficiente para separá-lo dela, carrinhos e fantasias diversos, lápis de cor, massinha, tinta, bola, tudo parecia sem graça, sem cor, sem encantamento aos olhos dele.

As crianças brincavam alegremente, relacionando-se entre si, trocando experiências, vivenciando a beleza e desafio de lidar com o outro. A Brinquedoteca possibilita a socialização; é um brinquedo que está na mão do outro e parece ser mais interessante; é a mamãe que tem o outro como filhinho; é a construção de uma pista para juntos brincarem de carro; é a dupla batman e robin; interação saudável que possibilita o crescimento e este refletirá na convivência em sociedade em todas as fases da vida.

O Victor não conseguia relacionar-se com as pessoas presentes neste espaço (Monitora, Voluntárias e as crianças). Não conseguíamos adentrar seu mundo, pois se mostrava arredio e agressivo; não conhecia a convivência com o outro e não estava interessado em descobrir. Para ele, o fator essencial era estar junto à mãe.

No primeiro dia que chegou para brincar, recusou-se a ficar e foi respeitado, pois se percebeu que sua adaptação aconteceria por meio do processo da convivência e tratava-se de um grande desafio.

Fomos desenvolvendo um trabalho de desprendimento com ele e a mãe, possibilitando ao Victor desenvolver sua autonomia.

No início a mãe ficava junto até ele perceber que podia sentir prazer por estar neste espaço e fazer o que gosta sem a presença dela. Quando descobriu que a mãe deixava-o e ia para o curso de Trabalhos Manuais chorava muito. Gradativamente foi descobrindo-se e percorrendo esta caminhada passo a passo em conjunto com a monitora; cada semana era uma conquista.

Hoje sua mãe realiza as atividades com tranqüilidade e Victor cresceu fortalecendo-se emocionalmente. Frequenta o Programa Educação Infantil desenvolvendo suas habilidades e relacionando-se saudavelmente com as crianças e educadoras.

Segundo depoimento de sua mãe: “Quando meu filho começou a freqüentar a Brinquedoteca ele não gostava de brincar com outras crianças, não dividia os brinquedos e só queria ficar perto de mim. Agora ele adora ficar lá e tem muito espaço para brincar e conviver com as outras crianças. Ficou mais afetuoso em casa também”.

Por meio da parceria com a Educação Infantil, na qual se realiza o empréstimo de brinquedos quinzenalmente, tem-se a oportunidade de vê-lo sair da sala com a carteirinha na mão, corajoso, decidido, e seguro de si, em direção a Brinquedoteca para pegar o brinquedo emprestado.

Victor passou por um processo de transformação pessoal proporcionado pelo estímulo voltado às brincadeiras e brinquedos disponíveis na Brinquedoteca. É neste espaço que as crianças têm a oportunidade de expressarem-se de diversas maneiras, brincam com o que têm vontade, assim podendo ser elas mesmas, sem máscaras, a não ser é claro que seja a do Batman.

(Obs: Este caso aconteceu em 2006 em uma Brinquedoteca alocada dentro de um Projeto Social em São Paulo.)

 

Por Cristiana Lima

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO