Com acompanhamento e orientação de um profissional nutricionista, a alimentação vegetariana para as crianças é possível e muito saudável. Todos os nutrientes estão presentes, tornando essa alimentação bastante segura para que atinjam pleno desenvolvimento.
Na versão vegetariana, as carnes, ovos e derivados não serão incluídos nas refeições das crianças. Dessa forma, é necessário aumentar as porções de leguminosas e adequar as porções de cereais para que a mesma recomendação nutricional seja atingida.
A composição do pratinho vegetariano deve conter:
CEREAL – quinoa, milho, polenta, fubá, arroz integral/normal, macarrão integral/normal, couscous marroquino, amaranto, cevada e aveia em flocos. Devem ser oferecidos em duas porções ao dia nas refeições principais (almoço e jantar). Não é necessário oferecer mais que um alimento desse grupo por refeição.
LEGUMINOSAS – ervilha, feijão carioca, feijão preto, feijão branco, feijão fradinho, feijão azuki, grão de bico, lentilha, soja. As leguminosas devem ser oferecidas em duas porções ao dia nas refeições principais (almoço e jantar). Também não é necessário oferecer mais que uma variedade desse grupo por refeição.
VERDE ESCURO COZIDOS – brócolis, agrião, almeirão, alface, couve, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, etc. Pelo menos uma opção desse grupo é obrigatória estar presente em todas as refeições principais (almoço e jantar). Todos podem ser oferecidos frequentemente, exceto o espinafre, pois são ricos em ácido oxálico, que é o inibidor mais potente da absorção de cálcio.
RICOS EM AMIDO – batata, inhame, cará, mandioca, batata doce, mandioquinha.
FRUTA RICA EM VTAMINA C – laranja, acerola, abacaxi, morango, goiaba, caju, kiwi, morango, etc. Junto à refeição principal, a fruta rica em vitamina C auxilia na absorção do ferro não heme presente nos alimentos vegetais.
Após o prato pronto e montado, adicione azeite ou óleo de girassol extra-virgem ou óleo de linhaça ou óleo de abacate para atingir a ingestão necessária de ômega 3.
Além disso, legumes e vegetais que apresentam coloração alaranjada, como cenoura, abóbora e batata doce devem ser oferecidos três vezes na semana para atingir a necessidade de betacaroteno (vitamina A).
Mas lembre-se, é imprescindível o acompanhamento de profissionais nutricionistas para o planejamento adequado das refeições!
Por Camila Alves
Seu endereço de email não será publicado.