Daniela Dal Colletto
Sou cirurgiã-dentista desde 2002, formada pela FOUSP, com especialização na área de Implantodontia. Acupunturista formada pelo CEATA, em São Paulo, em 2006. Mãe do João Francisco, 5 anos. danicolletto@hotmail.com
Até os 7 anos de idade, é recomendado que os pais façam a escovação dos dentes de seus filhos. Isso porque a criança ainda não apresenta a coordenação motora suficiente para que a higiene bucal seja realizada de maneira adequada. A partir dos 2 anos, é interessante que os pais permitam que a criança também escove seus dentes sozinhas, antes ou depois deles, para que ela se habitue ao processo. A escovação, tanto quanto tomar banho e lavar as mãos, deve se tornar um hábito, o que ocorre com a observação e a repetição.
Proponho então algumas dicas que podem facilitar esse caminho:
– Escove seus dentes junto com seus filhos – ao observarem que os pais têm esse hábito, mais facilmente os filhos também o adquirirão.
– Coloque uma música curta, ou apensa um trecho, para escovar os dentes. O tempo da música é o tempo que deve durar a escovação. Uma boa escovação deve durar por volta de 2 minutos. Não esqueçam da língua!
– Espere alguns minutos após a refeição para escovar os dentes – muitas crianças sentem enjoos ao escovar os dentes de “barriga cheia”.
– Existem diversos tipos e sabores de cremes dentais – Talvez o de escolha não seja agradável para o paladar de seu filho.
– Coloque pouco creme dental na escova – muita espuma, ou sabor mais forte, podem “acelerar” o tempo de escovação, fazendo com que ela seja ineficiente.
– Nunca, mas nunca mesmo, ameace as crianças com frases do tipo: “Se você não escovar os dentes, o dentista vai te dar uma injeção”. Porque além da criança continuar não escovando os dentes, vai encarar a consulta odontológica como sessão de tortura.
Daniela Colletto
Juliana Cardoso Alves Diz:
novembro 23, 2024 at 03:42 pm
Dan, td bem.??
O Fe adora pegar a escova e preciso colocar a pasta nela a Malvatrikids, e ele passa nos dentes e chupa a pasta, isso é normal?? ele ta com 1a 9m….ele me ve escovando e já quer a escova dele com a pasta…
beijos e sucesso aqui na página
Daniela Dal Colletto Diz:
novembro 23, 2024 at 05:06 pm
Oi Ju!
Isso é bem comum! Geralmente essas pastas têm sabor mais adocicado justamente para agradar esse público tão exigente! …. porém, como nessa idade a criança ainda não consegue cuspir adequadamente, o risco é a ingestão de flúor. Em alta quantidade, além de ser agressivo para o estômago, os dentes permanentes, que ja estão em formação, podem sofrer alteração em sua composição, apresentando, quando erupcionados, manchas brancas, amareladas ou ate marrons, chamadas de “fluorose”. Além de esteticamente comprometer o dente, torna-o mais fragilizado e então, mais suscetivel a cáries.
Existem no mercado, cremes dentais específicos para as diferentes idades, com quantidade controlada de flúor.
Sempre lembrando que a quantidade de pasta/creme dental a ser colocada na escova é bem pequena. Praticamente só uma “sujeirinha”. Assim a injestao do produto é minimizada.
Mas Parabéns pela atitude! Você está permitindo, com sua supervisão, claro, que ele se familiarize com a escovação, e isso é um dos primeiros passos para se instalar o hábito da higiene bucal. Sempre lembrando que até os 7 anos, um adulto deve ser sempre o responsável pela escovação da molecada.
Um grande abraço!