Vocês já devem ter ouvido dizer muitas vezes que quando nasce uma criança nasce uma mãe. Pois é… eu penso assim! Enquanto não temos um filho, não temos a ideia do quanto iremos aprender com este ser que acabamos de receber em nosso aconchego e o quanto nossa vida irá mudar.
Contrariamente a crença de que a educação dos filhos vem naturalmente, existe um reconhecimento crescente de que ser pai e mãe é um trabalho extremamente exigente e difícil.
Por mais que nós nos preparemos, com literaturas, conselhos, experiências alheias, nada trará à realidade do que aprendemos com a maternidade.
E por isso, temos que nos preparar! Mais do que sempre!
E para que isto aconteça precisamos de coragem para enxergar e aceitar as nossas próprias dificuldades e transformá-las no melhor.
Os pais gostam de falar que os filhos deveriam vir acompanhados com um “manual de instrução”, e tudo quanto pudesse ajudar no lidar do dia-a-dia para facilitar suas vidas. Mas acreditem, não adiantaria.
Antes de eu me tornar mãe, jamais imaginei como minha vida mudaria, e penso que foi uma das mudanças mais sérias, súbitas e surpreendentes que a vida me proporcionou.
Cada decisão que eu tomava tinha uma consequência, pois tinha um ser frágil em minhas mãos, totalmente dependente e desconhecido.
Não poderia imaginar o tamanho das preocupações que eu teria que enfrentar pelos alertas constantes, ou melhor, vinte e quatro horas por dia. O cansaço, o sono, o aumento de afazeres, das cobranças, e a falta de tempo para mim, além do ganho de peso e tudo mais.
Tenho ouvido e visto muitas jovens mães, decepcionadas com este novo aprendizado dizerem: “ninguém conta o quanto é difícil estar grávida e cuidar de uma criança”.
Pois é… A vida de quem tem filhos muitas vezes não é tão fácil como parece. As dificuldades, dúvidas, inseguranças e medos, são enormes, e muitas vezes assustadoras.
E ai eu pergunto: onde ficou o encantamento que aquele bebê iria trazer? As roupinhas lindas e cheirosas? O quarto feito com tanto carinho e zelo? A vontade de tê-lo em nossos braços? Aquele bebê lindo, cheiroso, encantador tem seu prazo de validade curto, e em breve, muito breve, mostrará para que veio.
E sabe para que veio? Para te tornar uma pessoa melhor, mais generosa, mais compreensiva, mais tolerante e amorosa.
Acredite, ele veio e ficou ai dentro do seu coração!
A maternidade pode ser, e é, o maior desafio de nossas vidas, mas também o mais prazeroso, pois nos faz conhecer um amor único, que não sabíamos que existia.
Eu costumo dizer, que é um amor que nos coloca pertinho do amor de Deus! E que todas as dificuldades vão se acertando e vamos nos tornando capazes e especialistas no cuidado e dedicação por amor e, esse amor, permanecerá pelo resto de nossas vidas nos trazendo muitas surpresas, aprendizados e crescimento.
Val Pasini
Escola Para Pais
Seu endereço de email não será publicado.